quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Paralimpíadas: motivos para prestigiá-la

(Nimbus ganha novo colaborador, Raquel Daffre de Arroxellas. Ela nos fala sobre Jogos Paralímpicos e sociedade, respeito e dignidade)



Paralimpíadas: motivos para prestigiá-la

Sabe-se que na inclusão, todos possuem os mesmos direitos e acessos. Não existe a perfeição, pois sempre seremos bons em uma situação e ruins em outras. As Paralimpíadas reúnem somente os perfeitos! Sim! Pessoas com deficiência, mas perfeitos na habilidade esportiva que disputam.
Se tomarmos esta ótica, as Paralimpíadas não promovem a inclusão, pois se assim fosse, as pessoas com deficiência participariam dos mesmos jogos que as pessoas sem deficiência.
Então, em um mundo cada vez mais voltado para a inclusão, por qual razão devemos prestigiar as Paralimpíadas?
Darei aqui 3 motivos!
1
º) Para ver pessoas superando seus limites! Quem saltará mais alto? Quem correrá mais rápido? Quem marcará mais cestas? Independe de ter ou não deficiência, os super-homens e mulheres atletas são sempre uma inspiração para nós, meros mortais.
2º) Conhecer novas modalidades esportivas e, quem sabe, praticá-las! A bocha adaptada e o goalball são modalidades praticadas, no formato competitivo, apenas por pessoas com tetraplegia e deficiência visual, respectivamente. Por que não, ir ao parque com sua família para disputar uma partida de bocha adaptada em um sábado à tarde?
3º) Entender as capacidades para não julgar pelas limitações! Assistir as Paralimpíadas é uma excelente oportunidade de enxergar as pessoas com deficiência pela ótica do que elas são capazes de fazer e não pelo julgamento regado de sentimentalismo como “coitadinho, ele não anda”.

Assim, termino deixando um convite: Assistam às Paralimpíadas da mesma forma que assistiram às Olimpíadas! Torçam! Vibrem! Chorem! Entoem o hino nacional brasileiro! Porque o nosso BRASIL deve ser o Brasil de todos os BRASILEIROS!!!

(Por Raquel Daffre de Arroxellas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário