sábado, 20 de agosto de 2016

Em cartaz: a peça .dentro (TUSP)

(O colaborador Kauê Vinicius abre a coluna de 'Em cartaz' na qual falaremos de dramaturgia e de peças que estão em cartaz)

Por (.DENTRO) o medo do outro: ou de como a arte vai ao encontro da vida

Está em cartaz no TUSP, até o dia 28 de agosto, a peça teatral (.dentro) Inspirada no filme grego Kynodontas, (Dente Canino) de 2009, a peça conta a história de uma família tradicional em que os pais criam seus filhos sem deixá-los sair de casa. Alegoricamente a peça faz referência a um modo de vida presente em alguns grupos sociais nas grandes cidades: o isolamento da cidade, as diferenças que ela incorpora e ao imaginário que dentro do lar é o caminho mais seguro para a (boa) vida. O roteiro reflete sobre o sentimento de medo como catalisador de comportamentos, tratando desta problemática como um processo de coerção  familiar que se desdobra em várias ações, algumas não esperadas por parte dos pais.
A relação entre o casal da família é outro ponto forte na peça. Vê-se que o pai é o único que sai de casa, enquanto a mãe (com um semblante de felicidade mórbida, como daqueles comerciais de margarinas) fica a cuidar dos filhos e das plantas. Estes, por sua vez, vivem seguindo os passos, as tarefas e as orientações dos pais. Nesta família, o tempo dentro de casa passa ao passo dos aniversários dos filhos, aniversários estes, programados pelos pais.
Nesta configuração familiar há uma tensa ordem figurada e configurada no andar, no pensar, no jogar e dançar, ordem esta que carrega a mais pura violência, a violência do medo.  A peça marca a (bela) estreia profissional do coletivo uspiano, que em tempos difíceis faz-se necessário um “grito estético” para reverberar nas paredes do inconsciente social.

(por Kauê Vinicius)

Nenhum comentário:

Postar um comentário