(do colaborador, Kauê Vinicius)
Relatos de um
professor de História: A necessidade do conhecimento histórico
Assim como meus colegas de área,
em alguns momentos de nossa vida acadêmica e profissional somos deparados pela
(ingênua) pergunta: “mas, por que estudar história? O passado não volta mais,
não serve para nada!” Evidentemente uma provocação. Provocação esta que dá
margem a uma interessante reflexão sobre o que é história e seu campo de
construção de sentidos e realidades. Quando um aluno ou aluna traz esta questão
em sala, que, geralmente, se configura como um desabafo contra a matéria ou
contra o professor, nossa obrigação enquanto educadores é buscar fazer de sua
provocação, fonte de reflexão. Partir do método socrático usando ironia e
maiêutica é um bom exercício.
Entender a sociedade
contemporânea, suas contradições de classes, suas manifestações culturais, suas
estruturas políticas, econômicas, suas representações e mentalidades, suas
permanências e rupturas é ir de encontro com a história. O conhecimento
histórico se faz necessário, pois vê-se por muitos, um presente que se explica
por si, uma falta de relação com o tempo histórico, o que só tende a facilitar
uma crescente barbárie.
Por Kauê Vinicius
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