quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Relatos de um professor de história: a necessidade do conhecimento histórico

(do colaborador, Kauê Vinicius)

Relatos de um professor de História: A necessidade do conhecimento histórico


Assim como meus colegas de área, em alguns momentos de nossa vida acadêmica e profissional somos deparados pela (ingênua) pergunta: “mas, por que estudar história? O passado não volta mais, não serve para nada!” Evidentemente uma provocação. Provocação esta que dá margem a uma interessante reflexão sobre o que é história e seu campo de construção de sentidos e realidades. Quando um aluno ou aluna traz esta questão em sala, que, geralmente, se configura como um desabafo contra a matéria ou contra o professor, nossa obrigação enquanto educadores é buscar fazer de sua provocação, fonte de reflexão. Partir do método socrático usando ironia e maiêutica é um bom exercício.

Entender a sociedade contemporânea, suas contradições de classes, suas manifestações culturais, suas estruturas políticas, econômicas, suas representações e mentalidades, suas permanências e rupturas é ir de encontro com a história. O conhecimento histórico se faz necessário, pois vê-se por muitos, um presente que se explica por si, uma falta de relação com o tempo histórico, o que só tende a facilitar uma crescente barbárie. 

Por Kauê Vinicius

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