segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A Beleza da Física: Táquions (mais rápidos do que a luz?)

(A colaboradora, Vânia Scott, continua a sua coluna sobre as belezas da Física)

A Beleza da Física: Táquions (mais rápido do que a luz?)

O termo táquions vem do grego e significa rápido. De acordo com a Relatividade, nada pode ultrapassar a velocidade da luz. Será?
Os táquions, previstos teoricamente, possuem velocidade maior que a da luz. Até hoje, porém, não foram detectados. Alguns cientistas acreditam que eles não são capazes de transmitir informações, outros acreditam que eles percorram a linha temporal de maneira inversa, indo para o passado. Por exemplo, uma maneira de ilustrar isso seria, uma pessoa vendo um objeto lançado atingir um alvo. Se o objeto fosse lançado por um canhão de táquions, a pessoa assistiria o alvo ser atingindo antes do lançamento. Tudo isso, sem violar a Teoria da Relatividade. Isso se deve ao fato dessas partículas sempre estarem com essas velocidades.
Uma partícula, para ser acelerada a uma velocidade próxima à da luz, precisa receber uma grande quantidade de energia, somente possível em laboratórios especiais que possuam essa capacidade. Os táquions, por sua vez, reagiriam ao ganho de energia de maneira inversa, ou seja, eles perderiam velocidade. De modo contrário, ao passo que ao ganharem velocidade infinita, perderiam energia.

Conhece alguém que já teve premonição ou déjà vu? Pois bem, se as informações chegam à pessoa com antecedência, então devem ser transmitidas de alguma maneira. Mas, enquanto não detectamos essas partículas, podemos nos deliciar com filmes que utilizam propulsores taquiônicos para foguetes.

(Por Vânia Scott)

Nenhum comentário:

Postar um comentário