(Vânia Scott, colaboradora de Nimbus, inaugura coluna que tratará das aventuras de uma professora de Física)
Aventuras de uma professora de Física: ensinar e aprender
Desafio 2016: Sala heterogênea com alunos entre 5 e 11 anos.
Objetivo: transmitir algum conhecimento de Física.
Sim, parece impossível! Mas gosto de desafios.
Noites sem dormir, pensando numa maneira de abordar
conceitos, muitas vezes complexos, mas do cotidiano de todos.
Finalmente, tive a ideia de trabalhar atrito e velocidade na
primeira aula. Quando cheguei, me deparei com os alunos curiosos, mas
questionando que não tinham idade para ter aulas de Física. Pode?
Bem, mostrei objetos que deslizavam sobre uma superfície
lisa e outros, que tinham dificuldade em se deslocar numa lixa. Evitei palavras
que dificultassem o entendimento pois muitas vezes, percebo passam a aula
tentando lembrar o que significa uma palavra como “denominador” e deixam de
aprender algo novo que está sendo transmitido. Levei todos para correr na
quadra em movimento acelerado e retardado (eu sabia que iam gostar da palavra).
Foi um sucesso. Quando alertei um dos alunos sobre tomar
cuidado pois havia chovido e o piso estava perigoso ouvi “não tem problema, meu
tênis tem um freio altamente qualificado para o piso escorregadio”. O que falar
para uma criança que tem ABS nos pés? A verdade é que eles têm muito
conhecimento, a sala de aula é uma troca maravilhosa. Aprendo diariamente.
(Por Vânia Scott)
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