terça-feira, 2 de agosto de 2016

A série de tv Monkees, eu assistia

(O blog Nimbus é parte de projeto que combinará site e outras redes sociais. O colaborador Rui Joazeiro traz hoje A série de tv Monkees, eu assistia...)

Todos os dias à tarde, quando eu era criança, chegava da escola, fazia minha lição de casa e corria para a frente da TV preto e branco para ver as minhas séries favoritas. Dentre elas uma que eu gostava muito, e ainda gosto, eram os Monkees. Um grupo musical de pop rock que passava pelas mais diversas e psicodélicas e surreais situações sempre com muito humor e muita música.
O mais curioso desta série é que os Monkees foram criados para a série e não a série foi criada para eles. Como assim? Pois é, fiquei sabendo anos mais tarde, já adulto, que o grupo foi criado pela rede americana NBC para rivalizar com os Beatles.
A NBC anunciou nos classificados do jornal solicitando "quatro loucos entre 17 e 21 anos". Bert Schneider e Bob Rafelson, responsáveis pela série, queriam criar uma série de tv com 4 jovens músicos em 1965 e eles precisavam de 4 perfis diferentes: Mike Nesmith, um músico ligado em country/folk music e excelente compositor, Peter Tork, o homem dos mil instrumentos, Micky Dolenz, um jovem ator/cantor que quando criança, tinha estrelado uma série para a TV (exibida no Brasil) chamada "O Menino do Circo". O quarto Monkee, Davy Jones, já tinha sido contratado pelo estúdio um pouco antes, quando o grupo de teatro com o qual tinha vindo para os EUA apresentou-se na Broadway, com a peça "Oliver". Mas, mesmo assim, ele participou dos testes. Aliás, foram realizados testes com mais de 437 candidatos. O mais incrível é que no começo eles só cantavam, mas não tocavam. Eles gostaram tanto da coisa que resolveram se tornar um grupo musical de verdade, cantando, compondo e tocando suas músicas e tiveram sucesso com este projeto. Depois do final do seriado, que foi de 1966 a 1968 os Monkees continuaram fazendo  shows e turnês. Infelizmente, em 2012, o grupo sofreu uma baixa, David Jones foi vítima de uma parada cardíaca fulminante.
Mas apesar das idas e vindas o grupo continuou junto e agora comemora seus 50 anos lançando um novo CD commúsicas inéditas. Vale a pena conferir Good Times e ver que a sonoridade das músicas dos Monkees nos remetem àquelas composições do seriado da década de sessenta. Em minha mente os Monkees estão vivos e doidões para sempre.


(Por Rui Joazeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário