terça-feira, 27 de setembro de 2016

A Beleza da Física: inteligência artificial

(A colaboradora Vânia Scott nos desafia a pensar em robôs)

A Beleza da Física: inteligência artificial

Quem nunca sonhou em ter robôs que realizassem nossas piores tarefas diárias?
Os pesquisadores das grandes indústrias pesquisam o aprimoramento da inteligência dos robôs, desejam torná-los cada vez mais acessíveis ao público, principalmente para o uso doméstico.
Visitando uma conhecida fábrica de refrigerantes no mês passado, achei muito interessante não ver nenhum trabalhador em meio à produção. Galpões imensos apenas com máquinas.
Se pensarmos bem, uma esteira elétrica para exercícios físicos, não passava de um desenho animado anos atrás. O que dizer do micro-ondas, aquecendo a comida diretamente no prato,  um verdadeiro sonho de minhas avós. Essas máquinas fazem o que foram programadas para fazer. E, assim, esperamos que seja com os robôs.
Entretanto, um grupo de pesquisadores busca dar autonomia e inteligência às máquinas, ou seja, capacidade para aprender e discernir. O mais interessante, ou assustador, quando se procura dar autonomia aos computadores, ou inteligência, é imaginar que as máquinas podem acreditar que o homem é um ser que incompleto, cujas ações não são totalmente planejadas e orientadas pela razão.

O desafio está conosco. E você? Vai querer um robô?

(Por Vânia Scott)

Nenhum comentário:

Postar um comentário