quinta-feira, 27 de junho de 2019

Santos Dumont (5): o balão e a tempestade

Santos Dumont (5): o balão e a tempestade 

O que o movia? O que sentia o nosso voraz leitor de Júlio Verne? Declarou certa vez que
deu-se conta de que a navegação aérea colocava desafios que a literatura ficcional do romancista não
permitia entrever. Os registros e livros deixados por Santos Dumont nos revelam algo
de suas expectativas e aventuras. No livro 'Os meus balões' retrata algo do que experimentou
a bordo do Balão Brasil durante voo noturno. Vale conhecer, a tradução do francês para o português
é de A. de Miranda Santos:

"Não atendendo a ninguém parti conforme havia deliberado. Em breve, lastimei-me da minha temeridade (...)
Achava-me só, perdido nas nuvens, entre relâmpagos e ruídos de trovões; e a noite se fechava em torno de mim.
Eu ia, ia, nas trevas. Sabia que avançava a grande velocidade, mas não sentia nenhum movimento. Ouvia e recebia
a procela e era só. Tinha consciência de um grande perigo, mas este não era tangível. Uma espécie de alegria selvagem
dominava os meus nervos (...) Lá no alto, na solidão negra, entre o fulgor de relâmpagos que a rasgavam e
o faiscar, eu me sentia como parte integrante da própria tempestade (...) falo desta aventura porque foi objeto
dos comentários dos jornais, e porque serve para mostrar que a aeroestação à noite é perigosa mais na aparência
do que na realidade"
(Santos Dumont. Os meus balões. Trad. A. de Miranda Santos. Guanabara: Ed. do Exército, 1973, pp. 102-03)

O episódio narrado teve lugar em 1900, estávamos frente a uma grande virada. Desde as grandes navegações dos séculos
XV e XVI, as narrativas de viagens fizeram do mar o grande desafio: História Trágico-marítima de Gomes de Brito ou Moby Dick
de Herman Melville, entre outros. Agora, às portas do XX, o ar (o céu) abria-se à aventura. A viagem acima retratada foi
feita a bordo do pequenino balão esférico que iniciou a vida areonáutica de Dumont - o Brasil - agora, era preciso
deixá-lo para trás e começar os trabalhos que culmirariam na dirigibilidade plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário