terça-feira, 24 de julho de 2018

Crônicas de um pai: exercícios vocais

Crônicas de um pai: exercícios vocais

Que ela adorava ouvir música eu sabia, mas há algo novo. Ouvir e mexer o corpo eram expressões dela, maneiras que encontrava para se divertir. Demorei, mas percebi o quanto os seus movimentos imitam e reproduzem as coreografias. A aranha que sobe paredes ou a dança de peixes, ou ainda, o jacaré que é sucesso nas últimas 24 horas são interpretadas com esmero por Maria. Se deseja ouvir e brincar a dança do jacaré, dá-lhe o nome 'jacaré' e reúne os pulsos para abrir e fechar as palmas de suas pequenas mãos. Eu e Vany ficamos abismados com a impressionante capacidade de comunicação. Maria ainda sorri de minha cara sem graça tentando ajudá-la a dançar, tentando ajudá-la a brincar. Maria me ensina e eu tento, tento fazer direito, tento. Vivemos com um milagre em nossa casa que agora diz o próprio nome e nos ensina. Ensinou-me que entre os bichos que estampam o seu travesseiro há um 'cacaco', eu de tanto olhar não via que, de fato, havia um macaco. Maria chamou-me a atenção para o que eu não sabia mais. Acompanhar o crescimento de uma criança é, na maior parte das vezes, reaprender a ver. Cores, flores, carros, cacacos e tudo mais ganha nova vida. Não, Maria não apenas imita, ela é inventa o seu mundo. Rogo que saiba fazer o que é certo e o que é bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário