sexta-feira, 31 de maio de 2019

Lições de História

Lição de História

Notas dedicadas aos interessados em História (todos os interessados e não apenas os que trabalham na área). O conceito e a prática de sala de aula e de biblioteca são aqui redefinidos. Não significa dizer que a sala de aula ou a biblioteca deixarão de existir, mas sim que seus papéis e a sua natureza vai mudar.
Traremos sugestões e propostas para a recriação da arte da História e a aprendida. Não, a História não mudou apenas, obviamente está a mercê de transformações e criações de conceitos e de análise e de interpretação.
Para tanto, é necessário aproximar-se da Ciência da História disposto a dar-lhe atenção diferente da usual, distinta da comum. Antes de mais nada, falamos de ciência pois tratamos com a arte de criar e de representar, de analisar e de interpretar o passados aos homens e mulheres de tempos presentes.
Passo seguinte, perceber que o século XXI está a exigir que os meios e recursos tecnológicos que as revoluções comunicacionais e de entretenimento so século XX sejam efetivametne empregadas. Desafio maior é entender o que são e de que maneira os historiadores podem empregá-las.
Importante: fazer uso implica em transformar o próprio gênero discursivo em outras possibilidades. Parece complicado, mas não é. Sabemos fazer, pois já fazemos. Não nos damos conta e, muitas vezes, faltam-nos referências e técnicas apropriadas para que consigamos elaborar texto/vídeo satisfatórios, isto é, correto de acordo com a sua natureza tecnológica e informacional, e, correto como historiografia.
()


roteiro:
Apresente aos alunos tema da historiografia, por exemplo, a inconfidência mineira. Ofereça indicações bibliográficas. Feito isso, peça que os alunos agrupem-se para discussão e a realização dos trabalhos. Proponha que a partir do tema Inconfidência Mineira os grupos o apresentem.
Cada grupo criará fazendo uso de diferentes campos de conhecimento e empregando técnicas próprias ao campo epistemològico (de conhecimento) escolhido. Assim:


1o. grupo - elaboração de vídeo
2o. grupo - pintará um mural
3o. grupo - escreverá um ensaio
4o. grupo - criará um diálogo dramático (teatro)
5o. grupo - escreverá uma canção

O que se deseja?


Está em questão proporcionar situação na qual cada aluno e grupo reflitam, dsicutam e elaborem trabalhos de história em formatos diversos (campos de conhecimento distintos). Todos farão uso, certamente, em um primeiro momento da biblioteca e de suas redes disponíveis.


Itinerário apresentado aos alunos


1.) estudar o tema nas bibliotecas, redes (computadores, amigos e criadores)


2.) estudar o que é a ciência da História e quais diferenças guarda em relação ao que devo fazer, isto é, qual a natureza da dramaturgia? o que é e como a dramaturgia pode falar e fazer História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário