terça-feira, 23 de abril de 2019

Crônicas de um pai: a páscoa

Crônicas de um pai: a páscoa

creio que é a época do ano na qual minhas lembranças mais voam, mais saem das gavetas. minha mãe partiu em 2015, ouço os seus passos ainda. ralha comigo pelo que não fiz ou que fiz mal feito. orgulha-se de mim em silêncio. ouço mais elogios e declarações amorosas de terceiros. minha mãe era exigente comigo, já com as amigas falava dos meus feitos reais e sonhados.
ensinou-me a rezar e a gostar de preces. acostumou-me às lentilhas e aos charutos de folha de uva. levou-me pelas mãos quando ficamos sozinhos - apenas nós dois - e a chuva apertava. mostrou-me a pinacoteca de são paulo e o cinema do bairro no qual vivíamos. ensinou-me a apontar lápis de cor e a encapar cadernos, deu valor às cores de meu desenho ao mesmo tempo em que ouvia paciente as histórias que eu imaginava.
ria de minhas meninices e chorava, chorava muito. de tanto chorar machucou-se. refez-se aos poucos, parou de chorar e fez cara de contente. recobrou as chaves do mundo, mas trancou-se em sua mente. aqui e ali sorria, vez por outra lembrava-se da menina que era e ficava a correr campos de piraju com as suas irmãs.
feliz páscoa, minha mãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário